quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MOTOQUEIRO FANTASMA

MOTOQUEIRO FANTASMA
(GHOST RIDER)

FICHA TÉCNICA: Filme da Columbia Pictures

Sinopse:John Blaze trabalhava com o pai dele fazendo apresentações com manobras arriscadas de moto, mas o pai de Blaze estava muito mal com câncer generalizado, quando Blaze descobriu ficou triste e neste instante aparece o Diabo na forma de uma homem maduro que prometeu curar o pai de Blaze do câncer apenas queria em troca a alma dele, Blaze nem chegou a ler o contrato que deveria assinar com o Diabo quando este se cortou e pingou sangue no contrato, o Diabo tomou de volta o contrato e sumiu.

O pai de Blaze ficou curado, mas logo em seguida morreu em um acidente em um show. Blaze tem outro encontro com o Diabo e este disse que a partir de agora ele não teria mais vinculo com amigos, família e amor. Alguns bandidos cruzam o caminho do motoqueiro Fantasma e são por ele mortos. O motoqueiro Fantasma tem o poder de detectar que me do mal e este foi lhe dado poder para mandar os maus para o inferno, poder dado por Mefistófeles ( o Diabo).

Alguns espíritos demoníacos que eram filhos de Mefistófeles se rebelaram contra ele e pretendem tomar o trono do Mal deste e por isso Mefistófeles determina que o Motoqueiro Fantasma venha a capturar estes espíritos e prenda-os no inferno, os combates acontecem por diversas vezes até que o Motoqueiro Fantasma cumpre sua missão e ganha como premio a libertação da sua alma do poder de Satanás, mas o Motoqueiro Fantasma recusa a liberdade e prefere continuar com os poderes que lhe foram dado por Mefistófeles e aproveita-los para mandar os maus para o inferno.



COMENTÁRIO

As gravuras medievais do Diabo com chifres, rabo e aparência assustadora, não condiz com o Bíblia que diz que ele era um querubim rico em formosura. Ele aparece muitas vezes na vida de um homem e de uma mulher como alguém atraente do sexo oposto, ou através de amigos que parecem legais e arrastam a pessoa para as drogas e ao crime. No filme, o Diabo aparece como um velho aparentando sabedoria e arrastou Blaze através de uma oferta maligna.

Como a maioria dos heróis épicos, ou da ficção o Bem combate o Mal e muitas vezes para isso toma posse de recursos proibidos e ilegais, no caso, Blaze toma do próprio poder do Diabo para combater os bandidos e mata-los, além de prender os demônios no inferno. O filme pode seduzir o fraco a pedir ao Diabo poder paranormal em nome de uma boa causa, o que torna este filme não recomendado para os cristãos, porque apesar de apresentar a conduta do Diabo como ela é, induz o incauto a pensar que pode após vender sua alma, se desligar do Diabo e continuar com os poderes dado por este.


Um filme com características cristãs apontaria que o poder se consegue mediante Cristo e tudo para a glória de Deus. Mas com sabemos também, algumas vezes Deus usa gente comum e gente do mal para castigar e executar justiça fora dos padrões da justiça humana. Deus levantou um rei Nabucodonor para castigar os judeus, fazendo-os deportarem para a Babilônia por 70 anos para entre outras coisas dá o descanso da terra que pela lei de Moisés a cada 7 anos um a terra deveria descansar, coisa que os judeus não vinham fazendo, entre outros motivos que levaram os judeus ao castigo na Babilônia. Portanto, comparo o Motoqueiro Fantasma com o rei Nabucodonor, gente que não conhecia a Deus mas que podem ser usados para fazer justiça. Mas como cristãos não podemos admirar um herói possuído por um demônio como é o caso do Motoqueiro Fantasma.


O Diabo tem ao longo da história procurado levar os homens para longe de Deus e para servi-lo, só que o Diabo é discreto trabalha na calada da noite, sem aparecer muito na humanidade, até mesmo seu nome é pouco citado, ele atenta os homens e os seduzem, não para assinarem contratos em que os humanos vendem as almas para ele, mas levando os homens ao pecado, a desobediência e a rebeldia contra Deus.Um ateu convicto que não acredita em Deus e no Diabo, é muitas vezes mais útil aos propósitos malignos do que um feiticeiro provinciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário